segunda-feira, 25 de julho de 2011

EVANGELISMO PESSOAL - A SUA IMPORTÂNCIA


O  EVANGELISMO  PESSOAL – A SUA IMPORTÂNCIA


                    O  EVANGELISMO  PESSOAL


v  EVANGELIZAÇÃO, A TAREFA MAIS IMPORTANTE DO CRISTÃO

A maior prova de que a evangelização é a tarefa mais importante está nas últimas declarações de Jesus antes de ser elevado ao céu, após ter ressuscitado. Em (Mateus 28.19) ele disse: "...Ide, ensinai as nações... "E, em Marcos 16.15 Ele disse: "Ide..., pregai o Evangelho a toda a criatura". Não estamos nós na terra apenas para louvar a Deus, embora esta seja uma das nossas principais atividades e privilégios espirituais, porém, a nossa maior missão é EVANGELIZAR.

v  VOCÊ FOI CHAMADO PARA EVANGELIZAR

Todo cristão recebeu um chamado especial da parte de Deus para pregar o evangelho. Esta chamada se deu no momento da salvação. Em I Pedro 2.9, está escrito:
                       
"Vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz".

Jesus, portanto, nos chamou das trevas para a luz, a fim de anunciarmos o seu santo evangelho!


REQUISITOS PARA SER UM EVANGELISTA



A .UMA VIDA CONSAGRADA

Só o crente consagrado e verdadeiramente espiritual alcançará grandes vitórias para Deus. O homem incrédulo, superficial, poderá até ser um notável orador e obter, talvez, o aplauso e admiração de muitos, porém jamais conseguirá tornar-se um eficiente pregador/evangelizador ou um poderoso instrumento nas mãos do Senhor. No mínimo três  elementos são essenciais à eficiência do seu trabalho:
                                                                      
                                                                         EVANGELISTA










 


              1. HUMILDADE                                 2.ORAÇÃO                                     3.ESTUDO DA BÍBLIA

B. COMUNICAÇÃO COM DEUS

Falava o Senhor a Moisés face a face, como qualquer fala com seu amigo (Ex 33.11). O patriarca Abraão também mereceu o extraordinário privilégio de ser chamado por Deus "Abraão, meu amigo". Como Moisés, ele ouvia Deus constantemente lhe falando.
Amizade é uma comunhão de experiências, de dores e alegrias, de vivência, amizade é compartilhar, é doar-se. Assim, precisamos ter momentos de oração com o Senhor para dirigir a nossa vida de acordo com a sua vontade.

C. TENHA UMA VIDA EXEMPLAR

De acordo com a Palavra de Deus, nós somos a luz do mundo (Mt 5.14-16). Nossa maior pregação é a nossa vida; isto é, a nossa maneira de viver; o nosso testemunho. Certo pregador, cujo exemplo não era dos melhores, convidou um amigo para ouvir a sua pregação, em uma igreja. Após a brilhante exposição, perguntou ao seu amigo: "O que você achou? Falei bonito?" Ouviu, então, a surpreendente resposta: "Não ouvi sequer uma palavra, pois a sua vida de mau testemunho estava falando muito mais alta do que as suas palavras". É isso mesmo! Se você é um crente que diz uma coisa e vive outra, serão vãs as suas palavras.O texto de (I Pedro 3.1b) nos ensina que podemos ganhar nossos familiares para Jesus sem precisar falar.

D. CUIDE DE SUA APRESENTAÇÃO PESSOAL

VOCÊ SABIA QUE : "Eu e você somos os cartões postais de nossas igrejas, e as pessoas sabem disso! Imagine se um vendedor de salgados batesse a sua porta para lhe vender seu produto e você percebesse que suas unhas estão  sujas, cabelos despenteados, roupas sujas, você compraria tal produto? Creio que não".
Infelizmente acontece quase a mesma coisa com membros de nossas igrejas que saem de porta em porta a evangelizar, e muitas vezes não são bem recebidos, por que não estão atendendo as exigências atuais, não se dão conta que as pessoas dão muita importância para sua aparência e cuidados pessoais.

DICAS PARA OS HOMENS ANTES DE SAIREM AO CAMPO

Banho, desodorante, cabelos penteados, barba feita,  roupa sempre limpa,  sapatos limpos, unhas limpas e aparadas, higiene bucal bem feita (pois no evangelismo pessoal você terá que conversar cara-a-cara com a pessoa a ser evangelizada) creio que ninguém irá gostar de conversar com alguém que solta bafo de cebola em seu rosto, etc...

DICAS PARA AS MULHERES ANTES DE SAIREM AO CAMPO

Asseio, unhas limpas, higiene bucal, traje sóbrio e decente, aliás decência no vestir, recato, é fundamental para uma serva do Senhor.


E. O ESTUDO DA BÍBLIA

Quem deseja ser um bom evangelista, deverá conhecer  a Bíblia, conhecer sua origem, seu propósito, seu caráter e seus efeitos. É natural que o evangelista seja amante da leitura da palavra de Deus, e da boa literatura. É fundamental que o cristão consciente do seu chamado seja um bom comunicador, a fim de anunciar a salvação e o amor daquele que nos chamou das trevas para sua maravilhosa luz.

PASSAGENS BÍBLICAS ESSENCIAIS NA EVANGELIZAÇÃO


- O sermão da Montanha (Mateus 5; 6, 7)
- Oração do Pai nosso (Mateus 6; Lucas 11)
- A grande comissão (Mateus 28)
- O plano de salvação (João 3.16; 5.24; Romanos 5.8; Is 53.4,5)
- Fé (Gálatas 3.22,33; Romanos 5.1,2)
- Arrependimento (Atos 2.38; 3.19; II Pedro 3.9)
- Oração ( Isaías 45.20 22; Salmos 5.2)
- A obra do Espírito Santo (Lucas 11.13; Atos 2.38)
- Conforto aos desolados (João 11.25-26; II Coríntios 5.1)

APRENDENDO A EVANGELIZAR COM JESUS

Jesus nos deixou um maravilhoso exemplo de como evangelizar através do seu encontro com a mulher samaritana (João 4.1-29).

1º. Ir até as pessoas (vs. 3 a 7)

O método que muitos crentes utilizam é o de esperar que os não crentes venham até nós. Observe que Jesus não esperou que aquela samaritana fosse procurá-lo em Jerusalém, ou mesmo em Cafarnaum, na Galiléia. O texto bíblico conta que Ele foi até Sicar, junto a um poço aberto pelo patriarca Jacó, e que ficou ali descansando por volta do meio dia - o horário mais quente e menos provável de alguém "normal" buscar água no poço. 

2º. Interessar-se por elas (vs. 6 a 9)

Aprendemos com Jesus que temos que nos interessar pelos outros se quisermos que eles se interessem pelo que temos a falar. A narrativa bíblica nos mostra o interesse de Jesus em auxiliar a samaritana.
O sentimento que nos leva ao interesse pela pessoa que não conhece o evangelho é a compaixão. Os evangelhos relatam em diversas passagens a compaixão do Senhor, compaixão esta, necessária para nos dispormos a levar as boas novas a alguém.

3º. Despertar a curiosidade e criar um diálogo (vs. 7 a 9)

Jesus fez um simples pedido à samaritana. dá-me de beber. Entretanto, este pedido causou uma reação na mulher. "como você, sendo um judeu, pede água para mim, samaritana?". O fato de judeus e samaritanos serem inimigos provocou esta reação. Porém, Jesus era diferente e a mulher interessou-se em saber o por que. Se nós agirmos da mesma maneira estaremos dando um grande passo para o diálogo.

4º. Dar a palavra certa no tempo oportuno

Apesar do interesse e curiosidade demonstrados pela mulher samaritana, Jesus trabalhou com ela com calma. A mulher estava envolvida na atividade de retirar água do poço e Jesus levou-a a interessar-se pela água viva (v. 10). A mulher queria saber onde deveria adorar a Deus. em Gerizim ou em Jerusalém (v. 20). Jesus ensinou-lhe que Deus procura quem o adore em espírito e em verdade (vs. 23 e 24). Foi neste ponto que a mulher lembrou-se da promessa do Messias e que Jesus revelou-se como o Salvador prometido (v. 25 e 26).
O segredo para apresentar a "palavra certa" no tempo oportuno é o trabalho na dependência do Espírito Santo.

                                                           
                                         PARA CADA TIPO DE PESSOA  HÁ UMA
                               MANEIRA MELHOR DE APRESENTAR O EVANGELHO!!!

5º. Não condenar

Evangelizar não é se fazer juiz de alguém. O próprio Jesus não condenou a mulher samaritana - Ele falou do pecado da samaritana, lembrando-lhe de seus cinco maridos. Ela mesma sentiu sua condenação.
Condenar uma pessoa pelos seus maus feitos serve, muitas vezes, para fechar a porta de oportunidade para evangelizá-la.

           


AS FERRAMENTAS DO EVANGELISMO PESSOAL


A)    A BÍBLIA

Bíblia de um evangelista tem que estar em condições de uso, não caindo aos pedaços ou cheia de papeis que mal dá para fechá-la! Se possível sublinhar os principais versículos que tratam sobre a salvação, fé, pecado, amor de Deus etc...

B)    OS FOLHETOS

Alguns cuidados com a utilização dos  folhetos:
v  não amasse os folhetos, pois ninguém gosta de ler um folheto todo amassado;
v  Não os deixe ficar molhados com o suor de suas mãos, sempre os entregue em perfeito estado as pessoas;
v  Você deve antes de tudo, conhecer a mensagem do folheto entregando o folheto apropriado a cada pessoa;
v  O folheto deve sempre ter atrás, o carimbo da igreja com o endereço e dias de culto de modo legível.
v  Não pense que a entrega de folhetos não surte resultados.

Ao entregar um folheto use uma das seguintes frases. Bom dia !!(ou boa tarde!!, boa noite!!).
a) Neste folheto tem uma mensagem importante para sua vida  !
b) Algo de importância para você !
c) Um recado de Deus para você e sua família !
d) Este folheto que explica o caminho da salvação !
 Entregue o folheto sempre sorrindo. Um evangelista nunca irá conquistar uma alma oferecendo-lhe um folheto com a cara fechada ou sem mesmo olhar na pessoa! Portanto, seja gentil.
Entregue o folheto debaixo de oração. (orando em espírito). Ore antes, durante e depois de entregá-lo. Os demônios fazem de tudo para atrapalhar a obra de evangelização.
 NÃO INSISTIR. Não force ninguém a pegar o folheto, quando a pessoa rejeitar não tente forçá-la, isso só piora a situação, mesmo por que, a pessoa esta no direito dela de rejeitá-lo. Nesse caso  agradeça de modo gentil e continue seu trabalho.
Seja ousado.Porque Deus nos tem dado espírito de timidez, mas de poder, de amor e de moderação".
- NÃO DISCUTA COM AS PESSOAS !
- NÃO CRITIQUE AS RELIGIÕES !
- NÃO SE IRRITE SE ALGUÉM JOGAR FORA O FOLHETO, TORNE A JUNTÁ-LO !



DICAS PARA A ABORDAGEM EVANGELÍSTICA



A evangelização é mais aprendida na prática do que na teoria. Jesus desenvolveu seus discípulos em um treinamento em ação, que era ensinar fazendo. Assim, a melhor forma de aprender a evangelizar é evangelizando. Contudo, é bom seguir algumas dicas:


a) APROVEITE E CRIE OPORTUNIDADES

Muitas vezes estamos conversando um assunto que pode ser levado ao evangelho. Não desperdice este momento e comece a falar de Cristo. Também você pode iniciar oferecendo um folheto evangelístico que poderá dar início à conversação. Procure expor seu pensamento sobre vida eterna e céu quando alguém estiver lamentando pela vida sofrida.
“Portai-vos com sabedoria para com os que são de fora; aproveitai as oportunidades” (Cl. 4:5).

b) PREGUE COM CLAREZA E CONTEÚDO PRÁTICO

Esta dica nós aprendemos também em Jesus, pois ele influenciou o mundo com suas palavras e sua forma de exposição. Ele não enrolava, não era difícil de ser entendido e não desprezava nenhum tipo de pessoa. Ele falava de forma que o mendigo e o doutor pudessem entender. Em suas ilustrações, ele utilizava exemplos acessíveis a todos como o pão, a luz, o sal, a criança, a água, etc. Se quisermos alcançar gente para Cristo, precisamos falar a língua do povo a ser alcançado.

c) NÃO SEJA CHATO

Muitos, até pela grande vontade de ver as pessoas se converterem, insistem de tal maneira que acabam por prejudicar a compreensão e aceitação do evangelho trazendo uma antipatia pela palavra de Deus pregada pelos crentes. Devemos nos lembrar que nós somos PESCADORES, e não CAÇADORES de homens (Mt. 4:19). Enquanto os caçadores vão atrás da caça, perseguindo-a até achá-la, os pescadores lançam as redes ou a vara de pesca (dependendo do que quiser utilizar) e pacientemente aguarda algum peixe morder a isca ou cair na rede. Sejamos sábios no falar e no agir.

d) DÊ PREFERÊNCIA AOS QUE TÊM MAIS TENDÊNCIA A RECEBER O EVANGELHO

Se você perceber alguém está muito atencioso sobre o evangelho, trabalhe nesta pessoa de perto para que ela possa ser ajudada em sua decisão, porém, sem sufocá-la.

e) FAÇA DE SUA IGREJA O LOCAL MAIS ACOLHEDOR POSSÍVEL

Esforce-se para que os convidados gostem da igreja. Para isso dê sugestões para que os cultos sejam cada vez melhores. Fale com todos os visitantes com muita simpatia e cordialidade, pois eles, geralmente por estarem em um recinto desconhecido, ficam um pouco perdidos, por isso precisamos nos achegar oferecendo-nos para o que for preciso. É bom que quando o visitante tiver sido convidado por você, ele seja apresentado a outros irmãos para que se sinta mais à vontade, pois meu querido irmão, Deus cobrará de cada um o seu trabalho (Romanos. 12:13; 14:12; II Timóteo 4:5).


CONCLUSÃO

Ao ascender ao Céu, o Senhor Jesus ordenou aos seus discípulos realizassem a obra que Ele iniciara em seu ministério terreno. Desde então, todos os que aceitam a Cristo, como seu Senhor e Salvador devem cumprir o "Ide", a fim de ganhar almas para o reino de Deus.  Que os ensinos contidos nesta apostila possam nos despertar para incumbência de ganhador de almas. Lembre-se das palavras do mestre Jesus "Importa que façamos as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; vem a noite quando ninguém pode trabalhar."



                                                                                                    Diac. Alfredo Narciso da Costa Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário